"Quem luta, nem sempre ganha, mas quem não luta, perde sempre!"

 
Sexta-feira, 9 de Novembro de 2007
A Revolução de Outubro (II)

Na análise das conquistas e avanços resultantes da Revolução de Outubro, também a educação e as ciências são áreas de grande aposta e desenvolvimento no processo revolucionário russo. Para além do combate ao analfabetismo  e iliteracia, as condições criadas para o estudo e desenvolvimento da ciência, teve repercussões nos avanços cientificos e tecnológicos a nível mundial.

 

“A Revolução Soviética de Outubro de 1917 abriu uma nova era para a ciência russa e despoletou uma compreensão original do lugar das ciências em geral na vida do homem. A Revolução socialista transformou o mundo em todas as áreas da actividade humana, avançando sem limites pela transformação das mentalidades, resolvendo velhas questões e abrindo novas, induzindo uma era fulgurante de desenvolvimento e progresso social.

Os cientistas russos ganharam com a Revolução de Outubro e as universidades deram um salto em frente. Não tanto como se julgará, porém, até ao pós Segunda guerra mundial.

Estudos recentes mostram que os ingressos nas universidades apenas aumentaram em 1/3 até à guerra relativamente ao período czarista. Houve sim no mesmo período um aumento de institutos superiores de formação e também aumento de financiamento das universidades, mostrando a vontade política de as fazer progredir. O governo soviético envidou medidas especiais para permitir o acesso dos operários aos estudos superiores.

Uma das primeiras medidas, em 1919, foi acabar com as propinas! Mas não esqueçamos os mais de 70% de analfabetos em 1917, entre as mulheres chegava aos 88%.

Os sovietes começaram por impor o ensino obrigatório e em 1919 o seu decreto "Likbez", assinado por Lénine, põe em marcha um programa duradouro de irradicação da iliteracia para todos os russos até aos 50 anos, o que permite reduzir aquela taxa a 43,4% em 1926, a 10,3% em 1939 e a perto de 0% nos anos 50...

Haverá que reconhecer aqui o avanço dado pelos astronautas, astrofisicos e astrónomos, alguns trabalhando no programa espacial - uma conquista do sistema soviético que encheu omundo de orgulho e de espanto em Outubro de 1957 com o lançamento do primeiro satélite artificial terrestre - o "SPUTNIK".

Existe sobretudo um campo teórico que tem um papel revolucionário na ciência soviética: é o da matemática. São conhecidos os resultados do apelo à sua divulgação, à formação dos círculos e clubes de resolução de problemas, à participação nas Olimpíadas de Matemática e a publicação de obras didáticas.

A URSS é pioneira na compreensão, pelo materialismo dialéctico, do papel da matemática no ensino do povo, no ensino das massas.

Outro traço importante da Revolução de Outubro na ciência é o facto de as mulheres russas estarem entre as primeiras no mundo a receberem doutoramento em áreas como a matemática, fisiologia, zoologia, química, e noutros campos.” (1)

   

É também isto que, contra a vontade de muitos e a incompreensão de outros tantos, leva todos os comunistas a comemorar com orgulho a Revolução de Outubro: a experiência da construção de uma nova sociedade, mais justa e mais solidária. Uma sociedade com as ciências, a educação, a cultura, o desporto... acessível a todos e uma economia ao serviço do beneficio colectivo e dos interesses do país.

Os revolucionários, não só mantêm hoje a mesma certeza em que esta sociedade é possível como, mantêm hoje a mesma certeza em que esta sociedade só é possivel liberta da opressão e da exploração capitalistas e da dominação imperialista!

 

Reafirmando que a evocação da Revolução de Outubro não dispensa uma análise objectiva e concreta sobre as suas virtudes e os seus erros, indispensável para a sua compreensão e adaptação ao permanente e persistente percurso de construção de uma sociedade socialista, termino citando José Reinaldo Carvalho:

“Celebramos a Revolução de 1917 porque temos princípios. A revolução, que revelou ao mundo o génio político de Lénine, comprovou o caráter científico do marxismo-leninismo e a aplicabilidade histórica de seus conceitos fundamentais."

 

Textos de apoio:
(1) - In: Caderno Vermelho, 15

 

Artigos inseridos no Jornal Avante! de 08-11-07, que recomendo:

OUTUBRO SEMPRE 

VIVA OUTUBRO!

APENAS COMEÇOU 

LÉNINE E A REVOLUÇÃO 



publicado por vermelho vivo às 00:03
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