"O PCP e a CDU marcam a diferença na sociedade portuguesa.
Tivemos razão nos alertas sobre as consequências da política de direita. Temos razão hoje no que denunciamos e no que propomos. Somos a verdadeira oposição a esta política e a este Governo, oposição nas palavras e na acção, somos portadores do projecto indispensável ao futuro do País. Somos a força que o Governo mais teme, porque capaz de o derrotar e à sua política, de acabar com a maioria absoluta que tanto mal trouxe aos portugueses.
O PCP, a CDU representam a seriedade, a verdade, uma forma diferente de estar nos órgãos de poder. O trabalho, a honestidade, a competência, a força de luta, da construção e da esperança. A garantia duma acção de defesa dos interesses naconais.
Nestes tempos de insegurança e incerteza, aqueles que apoiam o PCP e a CDU têm a segurança e a certeza que esse apoio contribuirá, seja qual for a situação, para dar força à defesa dos interesses dos trabalhadores, dos reformados, dos jovens, dos pequenos e médios empresários, do povo português.
O PCP é a grande força da liberdade e da democracia. O partido que defende a convergência de todos os que querem a ruptura com a política de direita e que expressa essa convergência no plano eleitoral no alargado e dinâmico espaço da CDU, com o Partido Ecologista «Os Verdes», a Intervenção Democrática e dezenas de milhar de cidadãos sem filiação partidária."
Francisco Lopes, 2009