Muito se dirá e contra-informará sobre a Venezuela e Hugo Chávez Frias nos próximos tempos. Tenho quase a certeza que todas as abordagens terão como referência o populismo, os conflitos, a amizade com o irão, a suposta ausência de democracia... enfim, a versão asquerosa da hipocrisia capitalista.
Seria fastidioso evocar aqui, todos os avanços sociais da sociedade venezuelana durante os últimos 15 anos, do combate ao analfabetismo, da espantosa redução da pobreza e da exclusão social, da redução da mortalidade infantil em 50%, do acesso aos cuidados de saúde, do direito ao ensino e à educação, da melhoria de condições de vida para milhões de venezuelanos residentes nas favelas, do salário mínimo mais elevado da américa latina... As 14 eleições e referendos a que Hugo Chávez Frias e a coligação política que o apoiava se submeteram, ao longo destes 15 anos, avalizadas sempre por missões de observadores enviadas pelas instituições internacionais mais exigentes (ONU, União Europeia, Centro Carter e outras).
Para mim, toda a substância do percurso revolucionária venezuelano está estampada aqui neste video.
Quando o povo é a principal e mais forte muralha de defesa de modelo instituido, a conclusão é óbvia.
Num processo singular e histórico, o povo foi capaz de derrotar o golpe de estado protagonizado pela oligarquia venezuelana, com o apoio de altas patentes das forças armadas, da igreja, dos EUA e da Colômbia, com uma fortissima campanha contra-informativa e conspiradora dos média venezuelanos e internacionais.
Este acontecimento histórico reflete o apoio do povo venezuelano ao seu presidente, à sua constituição e ao modelo socialista em vigor. Tudo o resto... são fait-divers.
Para quem esteja disposto a gastar um pouco do seu tempo a ver este filme, ficará a perceber a razão da existência de tanto ódio dos pseudo-democratas europeus e americanos, à revolução bolivariana.
Lá, na Venezuela, foi sempre o povo e os trabalhadores os destinatários das medidas e políticas desenvolvidas pelo governo socialista de Hugo Chávez Frias e da coligação MVR e aí se encontra a explicação para o enorme apoio popular à REVOLUÇÃO BOLIVARIANA.
a referência
...
informação
...
...
...
...
sindical
...
biblioteca
...
desportiva
...
cinéfila
...
outros sitios
...
o meu partido
...
vizinhos
...
da minha cidade
...
...
...
companheiros de luta
...
blogosfera
...
solidariedade