Quando tantas discussões se fazem a nível nacional e internacional sobre o afastamento dos cidadãos da política e sobre a elevadíssima abstenção eleitoral ou sobre o descontentamento generalizado dos cidadãos relativamente ao estado em que se encontra a democracia, vale a pena atentar nestes dados sobre as eleições e o exercício de cidadania na Venezuela.
Nas eleições de1993 a participação eleitoral foi de 60%. Em 1998, quando foi eleito Hugo Chávez, situou-se nos 63,45%. Em 2006 aumentou para 74,7%. Em 2012 (último registo) a participação eleitoral foi de 80,9%.
Mas vale a pena atentar também nestes dados:
Em 1998 Chávez foi eleito com 3.673.685 votos. Em 2006 obteve 7.309.080 votos. Em 2012 alcançou o extraordinário resultado de 7.444.062 votos.
Mas, supostamente, a democracia é apenas aquela que se pratica na maioria dos países europeus e nos EUA, países que se arrogam como modelos democráticos exemplares e se sentem até no direito de classificar como ditaduras outros modelos como… este modelo Bolivariano da Venezuela.
Abram-se os olhinhos e tirem-se as devidas conclusões!
Mais ainda:
Quando em Portugal os governantes andam escondidos porque quando saiem à rua são enxovalhados pelos cidadãos.
Quando o presidente da república está enclausurado entre as paredes de Belém (por falar nisso, ainda temos presidente da república?).
Perante a realidade portuguesa, a fotografia abaixo dispensa qualquer tipo de legendas ou comentários.
a referência
...
informação
...
...
...
...
sindical
...
biblioteca
...
desportiva
...
cinéfila
...
outros sitios
...
o meu partido
...
vizinhos
...
da minha cidade
...
...
...
companheiros de luta
...
blogosfera
...
solidariedade
|