Cumprindo a promessa de trazer até este blog a música dos Inti-Illimani, deixo aqui “El aparecido”.
Este video que encontrei no You Tube, é retirado dos monumentais concertos realizados por Inti-Illimani e Quilapayun, no Estádio Víctor Jara, nos dias 20, 21 e 22 de Agosto de 2004.
Além destes dois grupos, participaram nos concertos como convidados os “Los Bunkers”, “Chancho en Piedra”, “Mecânica Popular” e este "monstro sagrado" das palavras e da música chilenas, Pancho Sazo, vocalista do grupo “Congreso”.
Porque a memória colectiva é inapagável, o concerto teve como tema: “Música na memória. Juntos pelo Chile” e é de uma intensidade emocional muito grande. Ao longo de todo o concerto, encontramos a cumplicidade inequívoca entre a música e as palavras destes grupos e a luta de um povo pela liberdade e por uma América Latina mais justa e mais igual, livre das garras do imperialismo e do capitalismo.
Isto para além de toda a beleza estética que a música latino-americana já contém naturalmente.
Um estádio completamente cheio, grandes compositores, grandes músicos, grandes vozes, a música indissociável de um firme ideal progressista, a cumplicidade entre o palco e a plateia, uma grande demonstração de solidariedade e fraternidade. O ambiente perfeito. São assim os grandes concertos.
a referência
...
informação
...
...
...
...
sindical
...
biblioteca
...
desportiva
...
cinéfila
...
outros sitios
...
o meu partido
...
vizinhos
...
da minha cidade
...
...
...
companheiros de luta
...
blogosfera
...
solidariedade