O Vitória venceu hoje a Taça de Portugal de Basquetebol ao derrotar na final o F. C. Porto por 65-64.
Este feito merece ainda mais realce porque o Vitória para chegar à final já havia ontem derrotado o campeão nacional, a Ovarense.
Em dois dias, o Vitória derrotou as duas melhores equipas portuguesas da modalidade trazendo para Guimarães a Taça de Portugal.
Num à parte, diria que os atletas do basquetebol deram uma grande lição aos do vóleibol e mostraram que os campeões fazem-se com estaleca e humildade. Esperemos que os atletas do vólei tenham aprendido a lição!
Notícia do site oficial do Vitória:
O Vitória venceu este domingo, em Elvas, a Taça de Portugal de basquetebol masculino. Os vitorianos bateram na final o F.C. Porto por apenas um ponto de diferença: 65-64. Com este triunfo o Vitória conquista o primeiro troféu na modalidade.
Com uma determinação, garra e empenho verdadeiramente impressionantes, o Vitória foi discutindo o jogo taco a taco com os portistas. Tal como no jogo da véspera com a Ovarense, o Vitória comandou quase sempre a partida e o marcador. Só no último período o FC Porto conseguiu vantagem no resultado, de tal modo que chegou a pensar-se que essa supremacia seria irrecuperável.
A minuto e meio do final do jogo a equipa de Fernando Sá perdia por 57-64. Contudo, os triplos de Tommie Eddie e Pedro Azevedo (seguido de cobrança de um lance livre) igualaram o encontro e mostraram que este Vitória é uma equipa que nunca desiste de contrariar o destino.
Com 20 segundos para jogar e a bola na mão do adversário, o Vitória dfendeu como se não houvesse amanhã e recuperou a posse do esférico. No ataque, Fechas sofreu falta e foi direito à linha de lance livre quando o relógio apontava 2 segundo para o fim do jogo.
Em 2 lançamentos o capitão converteu um e isso foi o suficiente para que o Basquetebol do Vitória seja, nestes instantes, o maior orgulho da nação vitoriana.
Por último, destacar a presença (claramente em maioria) dos adeptos vitorianos em Elvas. Mais um espectáculo à parte e outra demonstração de que o Vitória jamais caminhará sozinho.
Notícia no site vitóriasempre:
Sensacional! Terminou há instantes o encontro em Elvas. O Vitória é o vencedor da edição 2008 da Taça de Portugal após ter vencido de forma heróica o Porto por 65-64. A dois segundos do fim estava tudo empatado a 64-64 e Carlos Fechas, converteu um lançamento livre que faz história. Tommie Eddie foi o MVP da partida com 27 pontos e 10 ressaltos.
Este é o primeiro grande título de uma modalidade do Vitória. Depois da conquista da Proliga, os nossos campeões, colocam agora o Vitória como vencedor da Taça de Portugal.
A Associação Vitória Sempre, está ainda a fazer um apelo para que os nossos campeões sejam recebidos com as honras que merecem:
Os nossos CAMPEÕES chegam à Cidade-Berço por volta das 2h30 da manhã. A AVS está a preparar uma recepção no Toural. Comparece!
Foto retirada do site: vitoriasempre
É com orgulho que visto branco...
a referência
...
informação
...
...
...
...
sindical
...
biblioteca
...
desportiva
...
cinéfila
...
outros sitios
...
o meu partido
...
vizinhos
...
da minha cidade
...
...
...
companheiros de luta
...
blogosfera
...
solidariedade