Todos sabemos que uma boa parte dos órgãos de comunicação social são instrumentos ao serviço do poder dominante e do grande capital que, ao fim e ao cabo, são a mesma coisa. A sua ligação profunda e a perfeita coordenação de acções, não permitem sequer discernir onde acaba um e começa o outro.
Todos sabemos que essa instrumentalização acontece porque que os principais órgãos de comunicação social - e até chamados de referência - estão nas mãos do grande capital.
Todos sabemos ainda que os donos desses órgãos escolhem o director certo, que por sua vez escolhem os jornalistas (ou jornaleiros?) apropriados e convidam os "fazedores de opinião" adequados para a dificil tarefa de emprenhar os leitores e ouvintes com as argumentações e contra-argumentações necessárias a cada momento, salvaguardando sempre os interesses do tal capital, ora defendendo as suas opções, ora atacando quem as põe em causa.
Temos assim, nesta convergência de interesses, uns fazendo o favor, outros pagando o favor, o controle e manipulação da informação que chega até nós. Relevando as notícias e temas convenientes, apagando as notícias e temas inconvenientes. Ou seja, direccionando os seus leitores e ouvintes para os temas e conteúdos "certos" e desta forma distraíndo-os e abstraíndo-os da verdadeira realidade.
Aliás, só este interesse na manipulação informativa explica a insólita história trazida a público há uns dias pela agência Lusa:
Rui Moreira, conhecido empresário nortenho, sondou Belmiro de Azevedo para comprar o jornal Público.
A proposta de compra rondava os 60 milhões de euros. Belmiro de Azevedo recusou a proposta.
Ora acontece que, ainda segundo a notícia da Lusa, o Público continua a apresentar resultados negativos. Parece que no ano de 2005 se ficou apenas e só!!! pelos 3, 19 milhões de euros, e em 2006 triplicou o negativo que passou a 10, 03 milhões de euros!!!
É caso para nos perguntar-mos: para que quererá Rui Moreira um jornal que dá prejuizo? O que levará Belmiro de Azevedo, um empresário sempre ávido de lucros, a recusar esta oferta e a manter-se dono de um negócio de grandes prejuizos?
Bem, mas isto tudo para dizer que sobre esta manipulação informativa e mais concretamente sobre a manipulação da cobertura da Festa do Avante, encontramos na blogosfera (que felizmente o poder dominante e o capital ainda não controlam) alguns textos que merecem uma leitura atenta.
Assim, aqui deixo links para alguns desses textos (estes foram os que tive oportunidade de ler, provavelmente haverá muitos mais):
http://cravodeabril.blogspot.com/2008/09/gato-escondido.html
http://imperiobarbaro.blogspot.com/2008/09/o-medo.html
http://tempodascerejas.blogspot.com/2008/09/glrias-do-jornalismo-portugus.html#links
a referência
...
informação
...
...
...
...
sindical
...
biblioteca
...
desportiva
...
cinéfila
...
outros sitios
...
o meu partido
...
vizinhos
...
da minha cidade
...
...
...
companheiros de luta
...
blogosfera
...
solidariedade